Por Jean Pierry Leonardo
25/06/2020
![]() |
Luís Ernesto Lacombe: afastado do Aqui na Band Foto: Kelly Fuzaro/Band |
Na coluna desta quinta feira (25) o jornalista Ricardo Feltrin informa: Band confirma afastamento de diretor e reformulação matinal. Em outras palavras: esqueça o Aqui na Band como o conhecemos. O programa - até então comandado por Luís Ernesto Lacombe e Nathália Batista - seguira no ar, porém sendo reprisado daqui até o fim da próxima semana, ao que tudo indica. Mas afinal? O que causou repentina mudança?
Pois bem, alguns pontos talvez explicam, mas para mim um deles sempre saltou aos olhos como o mais prejudicial: a escolha pela política. Sim, vivemos em era polarizantes em diversos espectros sociais e a política, certamente, é o mais forte dele. Abordar questões com esse cunho em seu conteúdo não é o problema: o problema de fato acontece quando se fala - ou prefere se falar - a partir de um só lado e misturando o pessoal com o profissional.
De postura conhecidamente conservadora, o jornalista Luís Ernesto Lacombe tecia comentários taxativos sobre o comando da política brasileira, em concordância com algumas das mais resolutas atitudes do Presidente Jair Bolsonaro. Inclusive, desde a época em que dividia a atração com Sílvia Popovic, que atritos e desagravos as suas opiniões - especialmente em parte do público das redes sociais - eram registrados. Mas a linha editorial de um programa que alia entretenimento e jornalismo não passa somente pelo crivo de uma pessoa.
Nesse sentido, tem que estar em observância com o desejo e aprovação da direção. O responsável por isso no Aqui na Band era o famoso diretor - ex- Hoje em Dia da Record TV - Vildomar Batista. E fica difícil encontrar razões para defender pautas como "quem mandou matar Bolsonaro?", no início de maio, com debatedores de um só lado do espectro político e deixando de lado investigações da Polícia Federal que foram conclusivas em afirmar que Adélio Batista, o agressor, agiu sozinho. Essa "derrapada tendenciosa" irritou o comando de Jornalismo da Band, fazendo inclusive com que Fernando Mitre - diretor nacional de Jornalismo - se manifestasse numa rede social sobre não ter nenhuma responsabilidade sobre o ocorrido.
Resultado: a emissora interviu, demissões são esperadas e nem Nathália Batista - esposa de Vildomar - tem lugar assegurado pós reformulação. Dessa forma e insatisfeito após a Bandeirantes confirmar o acordo com a apresentadora e jornalista Mariana Godoy, após passagem pela Rede TV, Vildomar Batista colocou seu cargo à disposição. Mas não por birra e sim por ter ficado sabendo pela imprensa e não pela emissora sobre os novos planos seu matinal - uma vez que nessa reformulação Godoy poderá vir a ser aproveitada como nova apresentadora, além de possivelmente fazer incursões na Band News TV e Band News FM.
Buscando apaziguar todo o imbróglio e ver números de audiência subirem tal qual o investimento feito sobre o produto - até agora o Aqui na Band não passava de 1 ponto no ibope - Jornalismo e Entretenimento atuarão juntas sob o conteúdo e formato da atração, esperando encontrar dias melhores. No mais, fica a lição para que a produção, diretores e apresentadores futuros entendam que não dá pra abordar o mundo apenas por um prisma. Num programa que tem como objetivo informar e divertir, o compromisso deve ser com a qualidade e a transparência para com o público, seja ele de que ideologia for.
Em tempo: segundo o site Notícias da TV, Luís Ernesto Lacombe decidiu rescindir o contrato e se demitir da Band. O apresentador não aceitou ser transferido para a área esportiva.
Comentários
Postar um comentário